Marcação dos horários ainda é feita com papel e caneta; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Recesso na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto: funcionamento parcial e mudanças em pauta
Recesso e funcionamento da Câmara
A Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto entrou em recesso a partir de hoje, porém, o funcionamento não está totalmente paralisado. Gabinetes permanecem abertos para atendimento ao público e diversas comissões especiais e CPIs continuam suas atividades. Entre elas, destacam-se as comissões que analisam temas como o fim da Codep, a UPA do Ribeirão Verde, verbas da Prefeitura para o combate à Covid-19, o Bom Prato, o Saçom, o Hospital Veterinário, o Idoso, o Resíduo Sólido e a CPI sobre o Tapa Buracos. As sessões ordinárias retornam na primeira semana de atrássto, mas a possibilidade de sessões extraordinárias permanece.
Ponto eletrônico e transparência
Uma polêmica em discussão na Câmara é a implantação do ponto eletrônico para funcionários comissionados. Atualmente, o controle de ponto é feito manualmente, com uma folha de papel assinada. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo recomenda a modernização do sistema, e a Câmara busca uma solução que contemple as particularidades do trabalho dos comissionados, que muitas vezes acompanham vereadores em eventos fora do expediente normal. A folha de ponto de março está disponível no portal do cidadão para consulta pública. Apesar da discussão, a implantação do ponto eletrônico, seja por meio digital ou biometria, é considerada necessária para garantir transparência e evitar irregularidades.
Leia também
- Comercial marca reunião para escolher entre duas propostas para seguir com negociações para implantar SAF no clube
- Ribeirão está entre as 28 cidades selecionadas para implantar projeto de preservação ambiental
- Comercial define exclusividade em negociação para implantar SAF com empresas WWSA e Rydex Brasil
Próximos passos
A implantação do ponto eletrônico ainda não tem data definida, mas o presidente da Câmara, Alessandro Maraca, e a comissão de Transparência do Legislativo estão acompanhando o processo. A expectativa é que a medida seja implementada em breve, representando um avanço na transparência da gestão da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto.