CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmara de Ribeirão discute programa de renegociação de dívidas

Projeto pretende ajudar comerciantes endividados por causa da pandemia do novo coronavírus
Renegociação de dívidas
Projeto pretende ajudar comerciantes endividados por causa da pandemia do novo coronavírus

Projeto pretende ajudar comerciantes endividados por causa da pandemia do novo coronavírus

A Comissão Especial de Estudos da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, que analisa a reabertura do comércio, discutiu a possibilidade de criar um programa de renegociação de dívidas de empresas municipais. O vereador Giancurausse preside a comissão, que tem ouvido comerciantes com dificuldades financeiras após a flexibilização da quarentena.

Dificuldades dos Comerciantes

Muitos comerciantes acumularam dívidas com a prefeitura durante os meses de fechamento dos estabelecimentos e enfrentam dificuldades para quitar seus débitos. A comissão busca soluções para auxiliar esses empresários que atrásra se reorganizam financeiramente.

Impossibilidade de Novo Programa de Renegociação

O secretário assistente da Casa Civil, Antônio Daza Bold, explicou que a prefeitura não pode criar um novo programa de renegociação de dívidas neste momento devido à legislação eleitoral. A lei proíbe a criação de vantagens 90 dias antes das eleições, além de impedir a renúncia de receitas ou aumento de despesas no quadrimestre anterior à eleição. Apesar disso, a prefeitura afirma estar adotando uma postura mais flexível em relação às cobranças, priorizando o diálogo e evitando medidas judiciais.

Próximos Passos

A prefeitura busca evitar o ajuizamento de dívidas e protestos, apenas atuando quando obrigada por lei, como no caso de dívidas prestes a caducar. A comissão continuará ouvindo empresários de diferentes setores e manterá as reuniões para acompanhar as decisões e atualizações do Plano São Paulo. A próxima atualização do plano está prevista para 9 de outubro.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.