CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Câmara de Ribeirão instaura comissão para estudar a implementação de VLT em Ribeirão

Veículo Leve sobre Trilho seria mais econômico e eficiente do que o tradicional transporte com ônibus; Marcelo Fontes explica
VLT em Ribeirão
Veículo Leve sobre Trilho seria mais econômico e eficiente do que o tradicional transporte com ônibus; Marcelo Fontes explica

Veículo Leve sobre Trilho seria mais econômico e eficiente do que o tradicional transporte com ônibus; Marcelo Fontes explica

O ano de 2024 se inicia com importantes discussões políticas em Hibertopreto. Duas questões centrais merecem destaque: a proposta de implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o resultado abaixo do esperado do leilão de terrenos da prefeitura.

VLT em Hibertopreto: Uma Discussão que Retoma Força

Uma comissão especial na Câmara Municipal de Hibertopreto foi criada para analisar a viabilidade de implementar um sistema de VLT no transporte público da cidade. A iniciativa surge da necessidade de ampliar a capacidade de transporte de passageiros, considerando as limitações do atual sistema de ônibus. A vantagem do VLT reside na sua maior capacidade de transporte e na possibilidade de ser movido a eletricidade, reduzindo a emissão de poluentes e a dependência de combustíveis fósseis. A comissão irá avaliar a possibilidade de utilizar a malha ferroviária abandonada na cidade, inspirada em modelos de grandes centros urbanos como São Paulo. A análise também considerará se os investimentos já feitos em ônibus e corredores de transporte se justificam diante da possibilidade de implantação do VLT, levantando a questão de planejamento urbano e infraestrutura necessária para a sua implementação, incluindo pontos de parada e integração com o transporte público já existente.

Leilão de Terrenos da Prefeitura: Arrecadação Abaixo da Meta

A prefeitura de Hibertopreto arrecadou apenas 2,7 milhões de reais no leilão de 49 áreas públicas, um valor significativamente inferior aos 67 milhões esperados. Este recurso seria destinado à construção de um novo centro administrativo, projetado para reunir as diversas secretarias atualmente espalhadas em 47 prédios alugados. A concentração administrativa em um único local visava otimizar recursos e melhorar o atendimento à população. Considerando o baixo valor arrecadado e o ano eleitoral, a viabilidade da construção do centro administrativo no curto prazo é questionada, sendo provável que o projeto seja adiado para uma futura gestão.

Em resumo, o início de 2024 em Hibertopreto apresenta desafios e oportunidades. A análise da viabilidade do VLT e o resultado decepcionante do leilão de terrenos lançam luz sobre as prioridades e os desafios para a gestão pública na cidade, exigindo planejamento estratégico e avaliação cuidadosa dos investimentos públicos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.