CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Câmara de Ribeirão realiza palestra sobre gestão pública

Coordenadora da FEA/ USP, Cláudia Passador, vai palestrar na Câmara, na segunda-feira (2), às 10h
Câmara de Ribeirão realiza palestra sobre
Coordenadora da FEA/ USP, Cláudia Passador, vai palestrar na Câmara, na segunda-feira (2), às 10h

Coordenadora da FEA/ USP, Cláudia Passador, vai palestrar na Câmara, na segunda-feira (2), às 10h

Ribeirão Preto vai promover uma capacitação sobre gestão pública destinada a estudantes, Câmara de Ribeirão realiza palestra sobre, trabalhadores do setor público e cidadãos interessados em compreender melhor o funcionamento desse setor. A iniciativa visa desmistificar a gestão pública, que muitas vezes é vista como complexa.

Bruno Silva, especialista no tema, destacou a importância da educação política e da aproximação entre instituições, políticos e população. Segundo ele, a gestão pública envolve uma dimensão técnica fundamental, que exige preparo dos servidores e dos vereadores para atuar de forma qualificada na defesa dos interesses da população.

Silva ressaltou que muitos problemas do setor público não são resolvidos apenas por vontade política, mas demandam conhecimento técnico e compreensão dos mecanismos administrativos. Ele citou um exemplo recente, em que palestrou para prefeitos eleitos e discutiu as dificuldades de interpretação da nova lei de licitações, que ainda gera desafios para servidores, políticos e cidadãos.

Importância da capacitação: A capacitação busca qualificar a atividade política, promovendo um debate claro e acessível sobre os meandros da gestão pública. A palestra será realizada no dia 2 de dezembro, às 10 horas, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, com a professora doutora Claudia Passador, coordenadora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e do Projeto Educares de Educação Fiscal da equipe Anexus Gestão Pública.

Desafios da política e da gestão pública

Segundo Silva, a política deve ser entendida como um espaço de agregação de interesses e desejos diversos, que precisam ser harmonizados dentro dos limites orçamentários e técnicos. Ele alertou contra a redução da política ao tecnicismo e destacou que a gestão pública é uma ciência própria, que requer formação específica e conhecimento aprofundado.

Perspectivas para o futuro: A expectativa é que a capacitação seja o início de uma série de iniciativas para aproximar a população da gestão pública e incentivar uma participação política mais consciente. A ideia é que isso contribua para uma escolha mais informada dos governantes e para a melhoria da eficiência das políticas públicas.

Entenda melhor

A palestra com a professora Claudia Passador integra um esforço para traduzir a linguagem técnica da gestão pública em termos acessíveis, facilitando o entendimento da população sobre o funcionamento da política na prática, seus limites e possibilidades.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.