Jornalista Marcelo Fontes comenta como ficaram as composições na coluna ‘De Olho na Política’
Políticos de Ribeirão Preto reagem contra aumento de tarifa de ônibus
Reajuste e Implicações Judiciais
Vereadores utilizaram as redes sociais para manifestar sua intenção de recorrer à justiça contra o aumento da tarifa de ônibus de R$ 4,20 para R$ 5,00. A principal argumentação é a existência de uma decisão judicial que impede o reajuste enquanto uma ação anterior não transitar em julgado. Essa ação antiga foi ingressada pela Rede de Sustentabilidade, quando o vereador Marcos Papa Renda ainda estava na rede. A situação configura uma novela jurídica em torno do transporte coletivo, com problemas não resolvidos há anos e um contrato de concessão que prevê revisões econômicas em julho. A prefeitura, aparentemente, já se preparava para esse embate judicial.
Formação das Comissões Permanentes na Câmara Municipal
Com o retorno da Câmara do recesso, foram formadas as comissões permanentes. Isaac Antunes foi eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, pelo sexto ano consecutivo. Renato Zucolotto continua na presidência da Comissão de Finanças. O Conselho de Ética, com duas investigações em andamento, terá Maurício Vilabranches como presidente.
Leia também
Investigação contra Vereadora e Posicionamento da OAB
O Conselho de Ética da Câmara Municipal marcará os primeiros depoimentos na investigação contra a vereadora Duda Hidalgo, acusada de usar o carro da Câmara para fins partidários. A OAB de Ribeirão Preto, após uma audiência pública sobre o passaporte da vacina, manifestou-se oficialmente a favor da exigência do comprovante de vacinação para acesso a espaços públicos e privados, respeitando as exceções médicas devidamente comprovadas. A audiência, no entanto, foi marcada por muitas opiniões e pouca discussão técnica, sem a participação de médicos especialistas.
Em resumo, a semana política em Ribeirão Preto foi agitada, marcada por disputas judiciais sobre o aumento da tarifa de ônibus, formação de comissões na Câmara Municipal, investigação contra vereadora e posicionamento da OAB sobre o passaporte da vacina. Acompanharemos os desdobramentos dessas questões nos próximos dias.