Cidade é a que tem mais parlamentar por morador entre aquelas com população acima de 100 mil na região; número vai de 17 para 19
A Câmara de Vereadores de Certãozinho terá duas cadeiras a mais a partir das eleições deste ano, passando de 17 para 19 parlamentares. Com isso, a cidade terá um vereador para cada 6.678 habitantes, atingindo o limite máximo permitido pela Constituição Federal para municípios de seu porte.
Crescimento populacional e representatividade
O último censo do IBGE aponta 126.887 habitantes em Certãozinho. Apesar do aumento no número de vereadores, a cidade apresenta a maior proporção de parlamentares por habitante na região, em comparação com municípios de mais de 100 mil habitantes. Para efeito de comparação, Liberato Preto, sete vezes maior que Certãozinho, conta com 22 vereadores (um para cada 31.756 habitantes), enquanto Franca possui 15 (um para cada 23.500 habitantes).
Impacto financeiro e questionamentos
O aumento do número de vereadores terá um impacto nos cofres públicos, estimado em cerca de R$ 200 mil a mais por ano. Para o cientista político e sociólogo José Elias Domingos, embora a Constituição permita o limite máximo de 19 vereadores, Certãozinho poderia ter menos cadeiras. A inclusão das novas cadeiras visa aumentar a representatividade da população, mas gera questionamentos sobre a eficiência do gasto público. Alguns moradores demonstram preocupação, argumentando que o dinheiro poderia ser investido em educação ou outros setores com maior retorno para a cidade.
Expectativas futuras
Resta aguardar para verificar se os dois novos vereadores agregarão valor à cidade. A população acompanha atentamente se o aumento no número de parlamentares resultará em melhorias e desenvolvimento, e se o trabalho dos vereadores será efetivo para o bem-estar da população de Certãozinho.



