Votação é necessária após prefeito ser afastado pela Justiça, a renuncia do vice, e a recusa do presidente da Câmara em assumir
A Câmara Municipal de Takuari Tinga realiza hoje, às 19h30, a eleição que definirá o novo prefeito em exercício da cidade. A votação foi convocada após o afastamento do prefeito Vanderelei José Márcio por decisão judicial, por 90 dias, e a sequência de renúncias que deixou a vaga em aberto.
Sessão extraordinária e regras de sucessão
A sessão destinada a eleger o presidente da mesa diretora da Câmara também servirá para empossar automaticamente o escolhido como prefeito em exercício. A corte interna da Casa prevê que, uma vez ocupada a presidência, o vereador eleito assumirá o Executivo municipal até o deslinde da ação judicial que afasta o titular. Os 15 vereadores terão até o meio-dia de hoje para formalizar candidaturas; a eleição exige maioria absoluta, ou seja, oito votos favoráveis, para a escolha.
O processo se tornou necessário depois que o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha renunciou ao cargo e o então presidente da Câmara, Valsir Conceição Zacarias, também abriu mão da presidência para evitar assumir a prefeitura. De acordo com a legislação municipal, a recusa de Zacarias implicou sua saída da presidência da Câmara, embora ele possa permanecer no cargo de vereador.
Leia também
- Câmara de Vereadores deve discutir quatro matérias na sessão desta quinta-feira (13)
- Morte ex-prefeito takuari tinga: Carro de ex-prefeito de Taquaritinga é encontrado escondido em mata a poucos quilômetros da cidade
- Ex-prefeito de Taquaritinga, Vanderlei José Mársico, é encontrado morto na manhã desta quinta (10)
Contexto político e prazos eleitorais
Especialistas consultados pela Câmara apontam que a renúncia de Luiz Fernando, um mês após assumir como prefeito em exercício, pode ser uma estratégia para viabilizar eventual candidatura nas eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige que ocupantes de cargos públicos promovam a desincompatibilização dentro do prazo estabelecido, cujo encerramento está previsto para a próxima semana. O primeiro turno das eleições será realizado em 6 de outubro.
Investigações sobre as contas municipais
O afastamento de Vanderelei José Márcio está relacionado a uma investigação por improbidade administrativa e por supostos danos ao erário. O secretário da Fazenda, Carlos Fernando Montagnoli, também foi afastado por motivos similares. Ambos foram denunciados no ano passado.
Segundo o Ministério Público, as apurações apontaram inconsistências nas contas da prefeitura referentes a 2022: o balanço exibiu um saldo de pouco mais de R$ 77 milhões, mas os extratos bancários indicaram quase R$ 6 milhões a menos — uma discrepância que representa cerca de 30,5% da receita corrente líquida do município. Esse foi um dos pontos destacados pelos investigadores ao analisar as contas.
A indefinição sobre a chefia do Executivo tem deixado a população apreensiva, e a votação desta noite deverá definir o comando da prefeitura até que o processo judicial seja concluído.



