Especialista diz que cidade já demorou demais para resolver a situação, que envolve saúde pública, desemprego e criminalidade
Um levantamento recente expôs um preocupante aumento no número de usuários de drogas na Cracolândia, em São Paulo. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, a população de usuários mais que dobrou em um ano, saltando de 709 em abril de 2016 para 1.861 em maio de 2017, uma semana antes de uma operação policial que dispersou o grupo.
Expansão do Problema em Ribeirão Preto
A situação também se agrava em Ribeirão Preto, onde uma audiência pública será realizada na Câmara Municipal para discutir o crescimento do número de usuários de drogas entre moradores de rua. A vereadora Glaucia Berinice destaca a importância da reunião de diversas frentes de trabalho para uma solução eficaz. Ela critica, ainda, a mudança da área do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Cetrem), alegando que a nova localização dificulta o acesso da população em situação de vulnerabilidade.
Análise do Problema e suas Causas
O coordenador do grupo de pesquisa do Observatório de Violência e Práticas Exemplares da USP em Ribeirão Preto, Sérgio Codato, aponta para uma crise socioeconômica de longa data como fator contribuinte. A mecanização da cana-de-açúcar, a migração e a crise econômica geraram um aumento significativo de moradores de rua, usuários de crack e indivíduos envolvidos em atividades criminosas. A falta de crescimento na oferta de serviços de assistência social e atendimento médico agrava a situação. Codato alerta para a formação de mini-cracolândias na cidade, que, se não houver intervenção imediata, podem se tornar um problema ainda maior, associado à criminalidade.
Leia também
A Situação em Ribeirão Preto
A situação em Ribeirão Preto se agrava há mais de 20 anos, com o aumento do consumo de crack. Na região central, a ocupação de espaços públicos por moradores de rua e usuários de drogas se intensifica há pelo menos 10 anos. A audiência pública para discutir o problema acontece na terça-feira, às 14h, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.



