CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmara derruba por unanimidade veto de Dárcy que proíbe obras envolta da Catedral

Comissão Especial de Estudos havia concluído que circulação de ônibus prejudica a estrutura da igreja, que é tombada pelo Estado
veto de Dárcy
Comissão Especial de Estudos havia concluído que circulação de ônibus prejudica a estrutura da igreja, que é tombada pelo Estado

Comissão Especial de Estudos havia concluído que circulação de ônibus prejudica a estrutura da igreja, que é tombada pelo Estado

Em uma decisão unânime, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto derrubou, na noite de ontem, um veto da prefeita Darci Vera a um projeto de lei que visa proteger o entorno da Catedral Metropolitana de São Sebastião. A medida, aprovada inicialmente em junho pelo Legislativo, busca impedir a realização de obras que possam comprometer a estrutura da igreja, tombada como patrimônio histórico estadual.

O Impacto das Obras na Catedral

A preocupação com a integridade da Catedral ganhou força após um estudo de uma Comissão Especial que apontou os potenciais danos causados pela circulação de ônibus e a instalação de estações próximas ao templo. Cantí de Maganine, secretário do Ferp e representante do fórum das entidades de Ribeirão, enfatizou o risco que a construção da estação Catedral representa para o patrimônio centenário. “É um risco para a Catedral, nós não devíamos correr esse risco”, declarou.

Controvérsia em Torno do Laudo Técnico

O veto da prefeita Darci Vera foi justificado com base em um laudo de uma empresa italiana, que atestaria a ausência de riscos à Catedral. No entanto, o documento foi duramente criticado pelo Ferp, que questionou a sua validade. Segundo o Ferp, as normas para um laudo dessa importância mostram e indicam que deve ser feito em período mínimo de quatro meses, quatro a cinco meses, em períodos alternados. E nós sabemos que esse laudo foi feito em três dias. Ele é superficial.

Reações e Próximos Passos

A derrubada do veto foi recebida com entusiasmo por entidades da igreja e pela população, que defendem a preservação do patrimônio histórico. O sociólogo Baldo Silveira criticou a postura da prefeita, argumentando que a decisão da Câmara reflete a vontade popular. Após a decisão, líderes da igreja católica anunciaram uma nova mobilização para pressionar a prefeita a acatar a decisão do Legislativo. A prefeitura, por sua vez, sinalizou a possibilidade de contestar a lei judicialmente, enquanto o consórcio Prourbano afirmou que seguirá as determinações legais.

O futuro da área ao redor da Catedral permanece incerto, com a possibilidade de batalhas judiciais e novas manifestações populares. A preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade está no centro do debate.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.