Aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias é essencial para que a Prefeitura consiga elaborar o orçamento de 2018
Após receber contribuições da população, entidades e associações de bairro, a Câmara de Ribeirão Preto se prepara para analisar as emendas ao projeto de Lei Orçamentária de 2024. Duas sessões extraordinárias, uma na terça e outra na quinta-feira, discutirão o documento.
Análise Cautelosa das Emendas
O presidente da Câmara, Rodrigo Simões, afirma que todas as emendas serão analisadas com cautela, buscando um acordo com a prefeitura. Ele destaca a importância de avaliar as propostas com calma e responsabilidade, para deliberar da melhor forma possível. Simões considera as emendas como naturais e garante que serão debatidas em profundidade durante as sessões.
A Importância do Planejamento Financeiro
Mateus Delbon, especialista em administração pública, alerta para a necessidade de os vereadores considerarem a situação financeira atual da cidade. Ele destaca o risco de aprovar emendas que gerem gastos desnecessários ou desconexos com o planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Delbon lembra o episódio da LDO do ano passado, que foi rejeitada inicialmente, mas posteriormente aprovada após debates acalorados. Embora o presidente da Câmara afirme não prever problemas semelhantes, o especialista reforça a importância de se evitar erros na administração pública.
Leia também
Preocupações com o Orçamento e o Futuro
O especialista em administração pública chama a atenção para os riscos de se fazer planos com base em projeções de receita que podem não se concretizar. Ele cita o exemplo do reajuste salarial dos servidores, que pode ser inviabilizado caso a receita prevista não seja alcançada. Após a aprovação nas sessões da Câmara, o projeto seguirá para o Palácio Rio Branco, para sanção do prefeito Duarte Nogueira.



