Apenas um vereador não esteve presente na reunião
A primeira sessão legislativa da Câmara Municipal de Ribeirão Preto em 2024 contou com a presença de 26 dos 27 parlamentares. Apenas Valdir Vilela faltou, devido a problemas de saúde. A sessão foi marcada pela tentativa de resgatar a imagem da Casa de Leis, manchada pelas investigações da Operação Sevandija.
Transparência e foco em Ribeirão Preto
A transparência e a defesa dos interesses da cidade foram os temas centrais dos discursos. A sessão contou com a presença de servidores municipais, agentes de fiscalização, que protestaram contra o decreto do prefeito Duarte Nogueira que suspendeu o reajuste salarial aprovado pela gestão anterior. Nelson Barbosa, agente de fiscalização, explicou que a manifestação visava pressionar os vereadores a derrubarem o decreto.
Formação das Comissões e Polêmicas
Após atenderem a solicitação dos manifestantes, os vereadores discutiram projetos e a mesa diretora realizou procedimentos padrões. O anúncio dos membros das comissões permanentes gerou polêmica. Renato Zucolotto recusou-se a participar do Conselho de Ética, alegando impedimento para julgar um caso em que poderia estar envolvido. Lincoln Fernandes, presidente do Conselho de Ética, discordou, afirmando não haver impedimento legal. A comissão irá investigar os vereadores afastados pela Operação Sevandija. A Comissão Processante da prefeita Darci Vera também foi definida, com Marcos Papa como relator e Fabiano Guimarães como presidente. A comissão terá papel importante, uma vez que o escândalo de corrupção teve repercussão nacional.
Leia também
- Sessão Câmara Municipal Ribeirão Preto: Câmara aprova abertura de crédito suplementar de mais de R$ 4 milhões para a Secretaria da Saúde
- Fique por dentro do que é pauta da sessão da Câmara Municipal de Ribeirão nesta quinta-feira (27)
- Bruno Silva comenta impressões da primeira sessão da Câmara com nova composição
Comissões Pendentes e Próximos Passos
Das 13 comissões permanentes, duas (Saúde e Educação) não foram definidas por falta de membros e serão discutidas na próxima sessão. A sessão demonstrou a preocupação dos vereadores em reconstruir a confiança pública e lidar com os desafios da cidade, incluindo a investigação dos casos de corrupção e a atenção às demandas da população.



