Projeto prevê a diminuição no número de votos de 15, para 14; alteração seria uma adequação a legislação federal
Mudanças na Lei Orgânica de Ribeirão Preto e Reajuste Salarial de Servidores em Destaque
Alterações na Lei Orgânica Municipal
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto discute mudanças na lei orgânica, especificamente na regra para aprovação de emendas. Atualmente, são necessários dois terços dos votos (15 vereadores) para aprovação; a proposta em discussão reduz esse número para três quintos (14 vereadores). Segundo vereadores consultados, a alteração visa adequar a legislação municipal à legislação federal e estadual, em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de São Paulo, movida pela promotoria de Ribeirão Preto.
Reajuste Salarial para Servidores
A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou um acordo com o sindicato dos servidores, concedendo um reajuste de 6% nos salários e 12% no vale alimentação (ou auxílio nutricional). Para entrar em vigor, o reajuste precisa da aprovação da Câmara. Devido a alterações na tramitação de projetos que envolvem gastos públicos, a votação está prevista para a próxima quinta-feira, diferentemente do passado, quando projetos desse tipo podiam ser votados no mesmo dia de sua entrada na Câmara. O reajuste, segundo a prefeitura, está acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses.
Leia também
Situação Atual
As mudanças na lei orgânica, aparentemente sem um objetivo específico além da adequação legal, e o reajuste salarial para servidores, já aprovado pela prefeitura e aguardando votação na Câmara, são os principais pontos da pauta política em Ribeirão Preto. A expectativa é de aprovação do reajuste, uma vez que o dinheiro já foi reservado e atende também aos servidores e comissionados da própria Câmara.