Prática é proibida em todo o estado de São Paulo; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Título de Cidadania para Tarcísio de Freitas em Ribeirão Preto
Vereadores de Ribeirão Preto propuseram um projeto para conceder o título de cidadão ribeirão-pretano ao governador Tarcísio de Freitas. O projeto, de autoria de Isaac Antunes (PL) e Igor Oliveira (MDB), será analisado em comissões permanentes e pode ir a plenário na primeira semana de fevereiro. Tarcísio obteve expressiva vitória na cidade no segundo turno das eleições, com 59% dos votos.
Proibição de Fogos de Estampido
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto pode discutir novamente a proibição de fogos de estampido. O vereador Paulo Modas apresentou um projeto que proíbe o manuseio e a queima desses artefatos, prevendo multa de 100 UFESPs (cerca de R$ 3.400). Apesar da existência de uma lei estadual sobre o tema, o vereador argumenta falta de fiscalização municipal. A questão gera debate por afetar a saúde pública e o bem-estar de pessoas sensíveis a ruídos, animais e crianças.
Mudança no comando do PSDB
O prefeito de Atnogueira se manifestou sobre a troca de comando no PSDB nacional, com Bruno Araújo deixando o cargo para Eduardo Leite. A mudança, inicialmente prevista para 2 de fevereiro, ocorreu antecipadamente. O PSDB busca se reestruturar após um período de turbulência e a perda do governo de São Paulo para o Republicanos.
Leia também
Em resumo, a política local de Ribeirão Preto e as movimentações partidárias estaduais e nacionais geram debates e expectativas para os próximos meses. As propostas de homenagem e a discussão sobre os fogos de estampido refletem as diferentes prioridades da agenda política.