CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmara veta sabatina do Secretário de Educação pela falta de aparelhos de ar condicionado nas escolas

Pedido de convocação de Felipe Elias Miguel foi feito pelo Coletivo Judeti Zilli; decisão gerou polêmica no Legislativo
ar condicionado escolas
Pedido de convocação de Felipe Elias Miguel foi feito pelo Coletivo Judeti Zilli; decisão gerou polêmica no Legislativo

Pedido de convocação de Felipe Elias Miguel foi feito pelo Coletivo Judeti Zilli; decisão gerou polêmica no Legislativo

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto rejeitou o requerimento para convocar o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, a prestar esclarecimentos sobre a falta de ar condicionado em escolas da rede municipal. A sessão de terça-feira foi marcada por debates acalorados sobre o tema.

Requerimento e Posicionamentos Divergentes

O requerimento para convocar o secretário foi proposto pela vereadora Judete Zilli, membro da Comissão de Educação da Câmara. Judete relatou dificuldades em obter informações da prefeitura sobre a situação dos ares condicionados nas escolas. Já o vereador Brando Veiga, presidente da mesma comissão, discordou da convocação, argumentando que o secretário já havia se mostrado disposto a comparecer à Câmara mediante um convite formal da comissão, e não por meio de uma convocação.

Debates na Câmara e Voto Contrário à Convocação

O debate na Câmara dividiu os vereadores. Enquanto alguns, como André Rodini, vice-presidente da Comissão de Educação, seguiram a linha de Brando Veiga, outros, como França, Giancorau e Dudu Hidalgo, defenderam a convocação, alegando a necessidade de transparência e esclarecimentos à população sobre a falta de ar condicionado em diversas escolas, que geram situações de desconforto e até mesmo riscos à saúde dos alunos. Após a discussão, o requerimento de convocação foi rejeitado por 9 votos a 5.

Próximos Passos e Posição da Secretaria de Educação

Apesar da reprovação do requerimento, Judete Zilli afirmou que buscará os esclarecimentos necessários por meio de um convite formal da Comissão de Educação ao secretário. A Secretaria de Educação, em nota, informou que iniciou a segunda etapa de climatização das escolas, com previsão de climatizar 120 unidades escolares, e que a primeira fase, com investimento de R$ 10,6 milhões, incluiu a substituição de instalações elétricas em 74 escolas, onde foram instalados 1.553 aparelhos de ar condicionado. A segunda etapa terá um investimento de até R$ 29,4 milhões.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.