Sobre estas ações confira a entrevista com a líder do Comitê de Combate à Violência da Mulher de Ribeirão, Regina Brito
Profissionais de Ribeirão Preto receberão treinamento para o atendimento à mulher vítima de violência nesta sexta-feira (18).
Capacitação em Rede
A iniciativa, que acontece na Faculdade Regis de Ribeirão Preto, envolve a Secretaria de Saúde, a Rede Protetiva à Mulher em Situação de Violência, o Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (NAAEM) e o Comitê de Combate à Violência à Mulher. O treinamento visa fortalecer a rede de enfrentamento à violência, articulando instituições governamentais e não-governamentais, além da comunidade.
Importância do Treinamento
Segundo Regina Brito, líder do Comitê de Combate à Violência à Mulher, a capacitação é crucial para romper a violência estrutural contra as mulheres. A ação busca integrar os quatro pilares da política nacional de enfrentamento à violência: combate, prevenção, assistência e garantia de direitos. A capacitação também enfatiza a importância do recorte de gênero e raça, dando visibilidade às mulheres negras, muitas vezes invisibilizadas pelo racismo.
Leia também
- Projeto prevenção queimaduras violência doméstica: Projeto da Unidade de Queimados do HC busca prestar apoio a mulheres vítimas de violência
- Polícia Civil realiza 'Operação Pré-Carnaval' para combater o tráfico de drogas em Franca
- Sociedade Brasileira de Queimaduras faz campanha de conscientização sobre a violência contra mulher
Como Participar
O treinamento, que ocorrerá durante todo o dia, é aberto a todos: advogados, profissionais da saúde, assistentes sociais, psicólogos e demais interessados. A expectativa é que a capacitação seja apenas o início de uma programação contínua ao longo do ano, para aprimorar as ações e estratégias de combate à violência contra a mulher.
A iniciativa demonstra o compromisso da cidade em fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência, promovendo ações efetivas e duradouras.



