CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campanha contra gripe atinge menos de 30% do público alvo em Ribeirão

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Campanha contra gripe
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto está em sua reta final, com término previsto para esta sexta-feira, dia 22. No entanto, a adesão à vacina ainda está consideravelmente abaixo do esperado, com apenas 30% do público-alvo imunizado, distante da meta de 80%.

Baixa Cobertura Vacinal Preocupa

Fernanda de Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, expressou preocupação com os números. “Até o momento, vacinamos 51 mil pessoas, o que representa cerca de 30% de cobertura”, informou. Em comparação com o ano anterior, a cobertura vacinal no mesmo período era significativamente maior, atingindo entre 50% e 60% da população-alvo.

Grupos de Risco Menos Atendidos

A campanha deste ano também inclui pessoas com problemas respiratórios, mas a procura pela vacina varia entre os diferentes grupos. “Temos uma procura maior entre mulheres que tiveram filhos até 45 dias e idosos”, explicou Fernanda. “As crianças de seis meses a cinco anos, as gestantes e as pessoas com comorbidades são as que menos têm procurado a vacina.” Ela ressaltou a importância da vacinação nesses grupos, pois a gripe pode levar a complicações graves, internações e até mesmo à mortalidade.

Onde se Vacinar e o que Levar

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: dois do sorotipo A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. A vacina é contraindicada apenas para pessoas com histórico de reação alérgica a doses anteriores ou a componentes da vacina, como ovo. A população pode se vacinar em 37 unidades de saúde com salas de vacinação em Ribeirão Preto, além de uma tenda no calçadão central, que funciona diariamente das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante levar a carteirinha de vacinação e, no caso de pessoas com comorbidades, um comprovante médico.

Embora não haja confirmação sobre a prorrogação da campanha, a Secretaria de Saúde reforça o apelo para que a população, especialmente os grupos de risco, procurem os postos de vacinação e se protejam contra a gripe.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.