Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Com o início da Quaresma, a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade, que neste ano aborda o tema do tráfico de pessoas. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os diversos problemas relacionados, como trabalho escravo e exploração sexual, inclusive fora do país. Em Ribeirão Preto, a campanha foi inaugurada pelo bispo Domício Silva, com o apoio do padre André Massaro, assessor da campanha na Arquidiocese.
A abrangência do tráfico humano
Padre André Massaro destaca que o tráfico humano é o foco principal da campanha, mas ressalta a existência de uma complexa rede de assuntos interligados. Exploração sexual, prostituição, tráfico de órgãos, tráfico de drogas e trabalho escravo são algumas das faces desse problema. O padre enfatiza que, apesar de parecer distante da realidade local, o tráfico humano está presente nas cidades, principalmente nas menores.
Como a população pode contribuir
O padre aponta a importância da educação e do esclarecimento para combater o tráfico de pessoas. Ele ressalta a necessidade de superar o individualismo e o comodismo, importando-se com os problemas alheios e auxiliando aqueles cujas vidas estão ameaçadas. Dados do jornal Folha de São Paulo e da revista Época revelam a gravidade do problema em nível global, com milhões de pessoas vivendo em situação de tráfico e bilhões de dólares movimentados anualmente.
Leia também
O alcance da Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade se estende até o final do ano, com diversas atividades sendo realizadas em comunidades de Ribeirão Preto e região. Um curso de capacitação reuniu cerca de 200 participantes, e as comunidades estão se organizando para promover reflexões, cursos bíblicos e debates sobre o tema. Embora seja uma iniciativa da Igreja Católica, a campanha tem caráter ecumênico e busca envolver diferentes setores da sociedade, como fábricas, escolas, condomínios e comércio. O objetivo é conscientizar a população sobre um problema que afeta principalmente as classes menos favorecidas.
A Campanha da Fraternidade busca promover a conscientização e o engajamento da sociedade no combate ao tráfico de pessoas, um problema complexo e presente em diversas realidades.



