Lema escolhido foi: “Dai-lhes vós mesmos de comer”; Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão, dá detalhes da iniciativa
A Igreja Católica lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema central: a fome. Em coletiva de imprensa, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) explicou a escolha, destacando a emergência da situação no país.
Combate à Fome no Brasil
Esta é a terceira vez que a Campanha da Fraternidade aborda a fome. O Brasil, que chegou a sair do mapa da fome no início do milênio, voltou a enfrentar altos índices de insegurança alimentar. A iniciativa busca fomentar ações para minimizar o impacto da fome na vida dos brasileiros, chamando a sociedade para uma reflexão profunda sobre o tema.
Ações e Participação Social
A arquidiocese de Ribeirão Preto ressaltou que a campanha se estende por todo o ano, incentivando a solidariedade. A ideia é que as pessoas se conscientizem da realidade da fome e busquem formas de contribuir, mesmo que pequenas, unindo-se a outras para criar um impacto maior. A campanha convida a população a participar ativamente, seja por meio de doações de alimentos e itens de primeira necessidade para as vítimas do litoral norte de São Paulo, seja por meio de outras ações de solidariedade durante todo o ano.
Leia também
Solidariedade e Ação Conjunta
Além da campanha nacional, a Igreja Católica também se uniu à Prefeitura de Ribeirão Preto para arrecadar alimentos e itens de primeira necessidade para as vítimas do recente deslizamento no litoral norte de São Paulo. A iniciativa reforça a importância da união entre instituições e a sociedade civil na busca por soluções para o problema da fome e outras emergências sociais. A campanha da fraternidade, com missas especiais e ações de conscientização, pretende manter a reflexão sobre a fome em pauta durante todo o ano, buscando respostas concretas para essa realidade.



