Dentista Pedro Bistani conversou com a CBN Ribeirão
Começou em Ribeirão Preto a campanha de prevenção ao câncer bucal, que ocorre nas unidades de saúde e casas de repouso da cidade. A ação é realizada em conjunto com a campanha de vacinação contra a influenza.
O doutor Pedro Bistani, coordenador da Divisão Odontológica da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, explicou as atividades previstas para a campanha. Segundo ele, serão realizados exames clínicos e orientações à população, com distribuição de panfletos informativos. O objetivo é identificar alterações nos tecidos moles da cavidade oral, como na mucosa e na língua, e orientar sobre os cuidados preventivos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Principais fatores de risco: De acordo com o doutor Bistani, o câncer bucal está fortemente associado ao tabagismo e ao consumo de álcool, especialmente quando combinados. Além disso, o uso de próteses dentárias mal adaptadas pode causar lesões constantes em regiões específicas da boca, aumentando o risco da doença. Durante a campanha, os profissionais também farão avaliação das próteses e, se necessário, recomendarão ajustes ou substituições.
Leia também
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças
- Campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca começa nesta segunda (13) em Ribeirão
- Terminal de Rodoviário de Ribeirão Preto recebe campanha de prevenção contra ISTs
Importância da detecção precoce: A prevenção é fundamental, pois quando o câncer bucal é detectado em fase inicial, as chances de sucesso no tratamento chegam a 90% a 93%. A campanha visa identificar qualquer alteração na mucosa e realizar um novo exame após 15 dias. Caso a lesão não cicatrize nesse período, será solicitada uma biópsia para avaliação da possível malignidade e início do tratamento adequado.
Profissionais envolvidos e público-alvo: Participam da campanha todos os dentistas da rede pública de saúde, além de alunos da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e profissionais de outras instituições parceiras. A faixa etária prioritária para os exames é a partir dos 40 anos, principalmente homens fumantes e consumidores de álcool, que apresentam maior prevalência da doença, embora casos em pessoas mais jovens também possam ocorrer.
A campanha de prevenção ao câncer bucal em Ribeirão Preto segue até o dia 26 de junho.
Informações adicionais
Para mais informações sobre a campanha e locais de atendimento, a população pode procurar as unidades de saúde do município.



