ABAG/RP investe em trabalho de conscientização com outdoors, cartilhas e mapeamento de áreas mais suscetíveis a queimadas
Campanha da ABAG combate incêndios em Ribeirão Preto
Prevenção e Combate a Incêndios
A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) de Ribeirão Preto inicia amanhã sua campanha anual de prevenção e combate a incêndios, que já acontece desde 2014. A iniciativa surgiu em resposta aos incêndios na Mata de Santa Teresa, na zona sul da cidade. A campanha deste ano, a sexta edição, envolve diversas ações para conscientizar a população e combater focos de incêndio na região.
Ações da Campanha
As ações incluem a divulgação de outdoors, busdoors e placas de sinalização em estradas com o número de telefone da brigada de incêndio mais próxima. A ABAG também distribuirá cartilhas para escolas, empresas e produtores rurais, com orientações sobre boas práticas agropecuárias para evitar incêndios. A presidente do Conselho da ABAG Ribeirão Preto, Mônica Bergamasque, destaca a importância da prevenção, pois o fogo se alastra rapidamente, causando riscos à vida, ao meio ambiente e prejuízos econômicos. A campanha também alerta para os perigos de atos aparentemente inofensivos, como jogar bitucas de cigarro acesas ou lixo nas estradas, que podem causar incêndios, principalmente em períodos de seca e com a presença de palhada seca.
Leia também
Novidades e Mapeamento de Risco
Este ano, uma parceria com a Somar Meteorologia permitirá mapear as regiões com maior risco de incêndios, fornecendo informações precisas para a população. O site da ABAG (www.abagrp.org.br) e o site da Somar Meteorologia (somarmeterologia.com.br) disponibilizarão mapas e informações sobre as áreas de maior risco. A campanha terá duração de cinco meses, abrangendo o período mais seco do ano. A iniciativa reforça a importância da conscientização e da prevenção para minimizar os riscos de incêndios na região de Ribeirão Preto.
Com a colaboração da ABAG e a tecnologia da Somar Meteorologia, a população está mais bem informada e preparada para atuar na prevenção e combate a incêndios, contribuindo para a segurança da região.



