Em Ribeirão Preto espera aplicar 200 mil doses da vacina para os grupos prioritários
A campanha de vacinação contra a influenza começa em Ribeirão Preto no dia 23 de abril e segue até 1º de junho. Mais de 30 salas de vacinação na cidade disponibilizarão as doses.
Grupos Prioritários
Nesta primeira etapa, a vacinação prioriza grupos específicos: idosos acima de 60 anos, crianças até 5 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas e gestantes. A coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Maíra Fernando Oliveira, explica que são cerca de 200 mil pessoas nesses grupos e que a meta é vacinar pelo menos 90% delas para garantir o controle da doença.
Importância da Vacinação Anual
Mesmo quem se vacinou no ano passado deve tomar a dose novamente, pois a eficácia da vacina dura cerca de nove meses. A composição da vacina é atualizada anualmente para combater os vírus que circulam em cada período. A coordenadora destaca que a composição da vacina deste ano leva em consideração os vírus prevalentes atualmente.
Leia também
Situação da Gripe em Ribeirão Preto
Sobre o aumento de casos de gripe em outras regiões, Maíra afirma que a situação em Ribeirão Preto está controlada, sendo os casos registrados pontuais, como em outros invernos. O infectologista e professor Jovencio Furtado reforça que a quantidade de vacinas disponíveis na rede pública será suficiente para controlar a situação, sem necessidade de buscar vacinas privadas. A campanha de vacinação acontece de segunda a sexta-feira nas 32 salas de vacinação da cidade. O dia 12 de maio será o dia nacional de mobilização, com dez salas de vacinação funcionando das 8h às 17h.


