Médica Silvia Nunes Fonseca falou com a CBN Ribeirão
Começou hoje a campanha de vacinação contra a gripe em Uberlândia, com público-alvo composto por gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto, crianças de 6 meses a 2 anos, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, profissionais de saúde, presidiários e indígenas, totalizando cerca de 180 mil pessoas.
A médica infectologista Silvia Nunesente Fonseca esclareceu dúvidas sobre a vacina. Segundo ela, a vacina oferece boa proteção, principalmente para pessoas sem fatores de risco, e mesmo para grupos com risco de doença grave, a vacinação é recomendada, apesar da proteção ser menor. Os efeitos colaterais são mínimos e raros, e pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) não devem receber a vacina.
“A vacina é feita de vírus morto e não causa gripe. Ela protege muitas pessoas e é importante que os grupos de risco sejam vacinados”, afirmou a médica.
Ela também explicou que a escolha dos grupos prioritários é feita pelo Ministério da Saúde, visando maximizar os benefícios da vacinação e reduzir mortes e internações hospitalares causadas pela influenza.
Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair outras infecções respiratórias causadas por vírus diferentes da influenza, contra os quais a vacina não oferece proteção. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe, com eficácia significativa, especialmente na redução de internações por complicações da doença, como pneumonia.
“Após a introdução da vacinação anual no Brasil, houve uma grande redução de internações hospitalares por complicações da gripe, principalmente entre idosos”, destacou Silvia Fonseca.
Este ano, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo incluindo mulheres que tiveram bebê há até 45 dias, pois estão mais vulneráveis a formas graves da doença. A vacinação da gestante também protege o bebê, que recebe imunidade passiva.
Sobre a necessidade de vacinação anual, a médica explicou que a proteção da vacina dura menos de um ano, sendo recomendada a vacinação todos os anos, inclusive para quem foi vacinado no ano anterior.
A campanha de vacinação em Uberlândia ocorre em 36 salas de vacinação de segunda a sexta-feira. Também haverá uma equipe fixa no calçadão, das 8h às 16h, exceto no dia 21. No sábado, dia 20, considerado Dia D contra a gripe, a vacinação será oferecida nas UBSs do Quintino II, Vila Virgínia e Cuiabá, na área materno-infantil dos Campos Elíseos, Castelo Branco e no calçadão, das 8h às 17h.



