Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto enfrenta desafios, com a procura abaixo do esperado, apesar do esforço para imunizar a população. Nos primeiros dias, extensas filas foram observadas, mas a meta de 174.500 doses aplicadas ainda parece distante. Até a última quarta-feira, apenas 50 mil pessoas foram vacinadas, representando 30% do público-alvo.
Entraves na Imunização
A coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, Maíra Fernanda de Oliveira, atribui a baixa procura à alteração no calendário de vacinação em relação ao ano anterior. Segundo ela, o início da campanha coincidiu com o período em que muitas pessoas já haviam contraído gripe ou resfriado, levando-as a adiar ou até mesmo descartar a vacinação. Maíra ressalta a importância da vacina, mesmo para quem já apresentou sintomas respiratórios, pois ela protege contra três tipos de gripe.
Mitos e Medos em Relação à Vacina
Alguns indivíduos relatam sentir sintomas gripais após a vacinação, como Luiz de Brito, de 78 anos. No entanto, o infectologista Valdes Bolela, da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão, esclarece que a vacina não causa gripe, pois não contém vírus vivos atenuados. Os sintomas podem ser resultado de uma gripe pré-existente em período de incubação ou de um resfriado comum. Antônio de Jesus Alves, de 70 anos, expressa receio em tomar a vacina pela primeira vez, temendo reações adversas.
Leia também
A Importância da Vacinação para Gestantes
Em 2014, a meta de vacinação foi atingida em quase todos os grupos prioritários, exceto entre as gestantes, com apenas 78% de adesão. Valdes Bolela acredita que o medo de reações e possíveis prejuízos ao bebê contribuem para a baixa procura. Ele enfatiza que a vacina é segura e benéfica para gestantes, pois elas apresentam maior risco de desenvolver formas graves da gripe, com potenciais danos para a mãe e o bebê.
As unidades de saúde de Ribeirão Preto continuam a oferecer a vacina contra a gripe até 3 de junho, em 38 postos de saúde com sala de vacinação. A vacina protege contra três sorotipos do vírus influenza.



