Imunização pode ser feita em grávidas, mães que tiveram filhos em até 45 dias e crianças de até três anos
A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto entra em uma nova fase a partir de 11 de maio, expandindo o acesso a grupos prioritários.
Novos grupos prioritários
A partir da próxima segunda-feira, dia 11 de maio, gestantes, crianças de seis meses a cinco anos, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) e pessoas com deficiência poderão se vacinar. A imunização é gratuita e visa proteger esses grupos de risco.
Onde se vacinar
A vacinação estará disponível em qualquer uma das 37 salas de vacinas de Ribeirão Preto, de segunda a sexta-feira. Os horários de funcionamento variam de acordo com cada unidade de saúde. Para evitar aglomerações, não haverá pontos de vacinação especiais como ocorreu com a campanha para idosos.
Leia também
Importância da vacinação e mitos
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maília Fernanda de Oliveira, reforça a importância da vacinação, mesmo que a vacina contra a gripe não proteja contra a Covid-19. Ela explica que a vacina é inativada, ou seja, não causa a doença. A ocorrência de outros sintomas respiratórios na época da vacinação pode ser confundida com efeitos da vacina, mas, na verdade, pode ser outro vírus respiratório. Pessoas que fazem parte de grupos prioritários em etapas anteriores da campanha também podem procurar as unidades de saúde para se vacinar caso ainda não o tenham feito.
Com a ampliação da campanha, a população de Ribeirão Preto tem mais uma oportunidade de se proteger contra a gripe, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo o risco de doenças respiratórias durante o período de maior circulação viral.



