CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra H1N1 começa sábado

Doses serão aplicadas até 20 de maio, em Ribeirão Preto; cidade já registrou nove casos da gripe e três mortes desde janeiro
Campanha de vacinação H1N1
Doses serão aplicadas até 20 de maio, em Ribeirão Preto; cidade já registrou nove casos da gripe e três mortes desde janeiro

Doses serão aplicadas até 20 de maio, em Ribeirão Preto; cidade já registrou nove casos da gripe e três mortes desde janeiro

A campanha de vacinação contra a influenza em Ribeirão Preto terá início neste sábado, com o chamado “Dia D”, em 17 postos de saúde que funcionarão das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde recebeu 55 mil doses e, a partir de segunda-feira, a vacina estará disponível em todos os postos com salas de vacinação, seguindo até 20 de maio. Apesar de a cidade ter registrado 9 casos confirmados de H1N1 e 3 mortes desde o início do ano, o secretário de Saúde, Stênio Miranda, assegura que a situação está sob controle.

Abastecimento de Medicamentos e Doses da Vacina

Stênio Miranda também informou que o medicamento Tamiflu, utilizado para casos graves de gripe, está disponível na rede pública. Até o momento, Ribeirão Preto recebeu 30% das doses necessárias para o público-alvo, mas o restante está previsto para chegar conforme o cronograma do Ministério da Saúde. A cidade necessita de 174 mil doses, com 119 mil ainda a serem entregues.

Público-Alvo e Estratégias de Vacinação

Serão vacinados trabalhadores da área da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, presos e adolescentes sob medidas socioeducativas. A Secretaria de Saúde tem como meta vacinar 80% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 140 mil pessoas. No “Dia D”, equipes visitarão instituições de longa permanência para idosos, e a partir de 2 de maio, equipes vacinarão pessoas acamadas.

Diminuição de Casos de Dengue e Zika

Durante a coletiva, Stênio Miranda confirmou a diminuição na procura por atendimento de pessoas com suspeitas de dengue ou zika vírus, o que levará à desativação do polo dengue a partir de 30 de abril. No entanto, as equipes de reforço nas unidades de saúde dos bairros continuarão auxiliando nos atendimentos para suspeitas dessas doenças. Ribeirão Preto soma 29.226 casos confirmados de dengue e quatro óbitos pela doença neste ano.

Apesar dos desafios, as autoridades de saúde demonstram otimismo em relação ao controle das doenças respiratórias e arboviroses na cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.