Doses começam a ser aplicadas na próxima segunda; idosos e profissionais da Saúde têm prioridade
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Ribeirão Preto começa na próxima segunda-feira (17/04), antecipada em relação aos anos anteriores, que geralmente acontecia em maio. A ação visa imunizar a população contra o vírus causador da gripe A, também conhecida como gripe suína.
Grupos Prioritários na Primeira Fase
A primeira etapa da campanha, que se estende por toda a primeira semana, prioriza idosos e profissionais da saúde. A coordenadora do programa de imunização da vigilância epidemiológica de Ribeirão Preto, Maíra Fernanda de Oliveira, explica que a imunização ocorrerá em etapas, de acordo com a disponibilidade de doses.
Ampliação da Campanha
Em etapas subsequentes, outras faixas etárias e grupos de risco serão contemplados, incluindo gestantes (até 40 dias após o parto), crianças menores de 5 anos, obesos e professores da rede pública e privada. Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas, conforme os grupos prioritários dos anos anteriores.
Leia também
A meta para este ano é vacinar 180 mil pessoas, um número abaixo das 190 mil imunizadas em 2022. Embora não haja registros de óbitos por H1N1 em 2023, em contraste com as 12 mortes em 2016, a coordenadora reforça a importância da vacinação para evitar o retorno da circulação do vírus. O dia nacional de mobilização contra a gripe será em 13 de maio, e a campanha segue até 26 de maio.



