CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira em todo o Estado

Meta é imunizar o público na faixa etária de 5 a 19 anos; em Ribeirão, 'Dia D' vai ser no próximo sábado (15)
Vacinação contra sarampo
Meta é imunizar o público na faixa etária de 5 a 19 anos; em Ribeirão, 'Dia D' vai ser no próximo sábado (15)

Meta é imunizar o público na faixa etária de 5 a 19 anos; em Ribeirão, ‘Dia D’ vai ser no próximo sábado (15)

Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Ribeirão Preto

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto inicia hoje a primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo em 2024, direcionada a pessoas de 5 a 19 anos. A coordenadora do Programa de Imunização, Mayra Fernanda Oliveira, destaca a importância da campanha devido ao aumento de casos da doença no ano anterior, tanto em Ribeirão Preto quanto em outras cidades do estado de São Paulo.

Importância da Vacinação e Disponibilidade de Serviços

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Pais e responsáveis são incentivados a conferirem a carteira de vacinação de seus filhos nas 37 salas de vacinação disponíveis em Ribeirão Preto. A ausência da carteira não impede a vacinação; basta procurar uma unidade de saúde para verificar a situação vacinal. A campanha enfatiza a necessidade de duas doses da vacina para imunização completa.

Outras Vacinas e Horários de Atendimento

Além da vacina contra o sarampo, outras vacinas são oferecidas nas unidades de saúde. A campanha de vacinação contra a gripe, inicialmente prevista para abril, pode ser antecipada para março, dependendo da disponibilidade de vacinas. Para facilitar o acesso, as unidades de saúde também estarão abertas aos sábados, considerando a dificuldade de muitas pessoas em comparecerem durante a semana. A baixa adesão em campanhas anteriores realizadas aos sábados reforça a importância desta iniciativa.

A persistência de casos de sarampo e a necessidade de manter altas coberturas vacinais (pelo menos 95% da população) são lembrados como cruciais para evitar o retorno da doença. A baixa guarda na vacinação pode levar ao ressurgimento de surtos. A campanha apela para que pais e jovens de até 19 anos se vacinem, garantindo a proteção individual e coletiva contra o sarampo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.