Somente 9,5 mil doses foram aplicadas em Ribeirão Preto. Expectativa era que 33,7 mil crianças fossem imunizadas.
A campanha de vacinação contra a poliomielite em Ribeirão Preto, que teve baixa adesão, foi prorrogada até 13 de novembro.
Meta não atingida
A Secretaria de Saúde tinha como meta vacinar 33.758 crianças de 1 a 4 anos, mas até o momento apenas 9.500 receberam a dose. Na semana passada, foram aplicadas 7.351 doses, um aumento de 2.230 em sete dias. Apesar da transferência do feriado do Dia do Servidor Público para o dia do encerramento da campanha, a prefeitura decidiu prorrogar a vacinação até 13 de novembro.
Riscos da Poliomielite
Pais que ainda não vacinaram seus filhos têm mais alguns dias para garantir a imunização contra a poliomielite, doença que pode causar paralisia irreversível. O Ministério da Saúde destaca que o Brasil não registra casos da doença desde 1990 e, desde 1994, possui certificado da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) de área livre de circulação do poliovírus.
Leia também
Preocupação com a baixa cobertura
A coordenadora do programa de imunização de Ribeirão Preto expressou preocupação com a baixa cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde esperava imunizar 95% do público-alvo, meta que não foi alcançada. A vacinação poderá ser feita a partir de terça-feira, 7 de novembro, em qualquer uma das 36 salas de imunização da Secretaria de Saúde.



