Das 200 mil pessoas esperadas nos postos de saúde da cidade, apenas a metade fez a imunização
Baixa adesão à vacina contra influenza em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, apenas 100 mil pessoas tomaram a vacina contra a influenza, de um público-alvo estimado em 200 mil. A baixa procura preocupa a Secretaria de Saúde, que já abriu a campanha para toda a população. Segundo Maíra Fernanda de Oliveira, coordenadora de imunização da prefeitura, a cobertura vacinal está em apenas 50%, muito abaixo do esperado. A coordenadora reforça o apelo para que a população procure as 36 salas de vacinação disponíveis na cidade.
Preocupação com grupos de risco e proximidade do inverno
A situação em Ribeirão Preto reflete a realidade estadual. Em São Paulo, a cobertura vacinal também está abaixo de 50%. Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado, destaca a preocupação com grupos de risco, como grávidas (38% de cobertura) e crianças (32%). Com a chegada do inverno e o aumento da circulação do vírus, a diretora reforça a importância da vacinação, principalmente para evitar complicações como pneumonia e internação.
Campanha e próximos passos
Helena Sato lista os grupos prioritários que precisam se vacinar: pessoas acima de 60 anos, profissionais da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças até 5 anos e gestantes. A prorrogação da campanha depende do Ministério da Saúde. Os postos de saúde funcionam de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.
Leia também
Em resumo, a campanha de vacinação contra a influenza em Ribeirão Preto e em todo o estado de São Paulo enfrenta o desafio da baixa adesão, especialmente entre os grupos de risco. A proximidade do inverno aumenta a preocupação com a saúde pública, reforçando a necessidade de uma maior procura pelos postos de vacinação.



