‘Dez Medidas’ pode ser assinada em cinco unidades da ACI e em qualquer unidade do MP Federal ou Estadual
Uma campanha do Ministério Público Federal (MPF) contra a corrupção busca coletar 150 mil assinaturas em Ribeirão Preto. A Associação Comercial e Industrial (ACIRP) aderiu à iniciativa, disponibilizando suas sedes como pontos de coleta. No entanto, especialistas defendem que o combate à corrupção exige medidas que vão além da coleta de assinaturas.
Adesão em Ribeirão Preto e Região
A campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, idealizada pelo MPF, ganhou força em Ribeirão Preto com o apoio da ACIRP. A expectativa é alcançar 150 mil assinaturas na região. O presidente da ACIRP, Antônio Carlos Maçoneto, expressou otimismo quanto ao potencial da cidade na campanha, destacando a disponibilização de diversos locais para a coleta, incluindo uma tenda para intensificar a arrecadação. O objetivo é fortalecer a legislação anticorrupção através de uma lei de iniciativa popular.
Como Participar
Para participar, os interessados devem preencher um formulário físico com nome, CPF e endereço eleitoral, além da assinatura. O MPF garante que os dados não serão armazenados ou repassados a outros órgãos. O procurador da República, Wesley Miranda Alves, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar os efeitos da Operação Lava Jato, promovendo mudanças na legislação de combate à corrupção. As dez medidas propostas visam fechar brechas na lei e precisam ser aprovadas no Congresso Nacional, o que o MPF acredita ser facilitado pelo apoio popular.
Leia também
Críticas e Sugestões de Especialistas
O cientista político Fernando Geufuso ressalta que a sociedade já se manifestou contra a corrupção, mas alerta para a necessidade de ações mais profundas. Ele enfatiza que a corrupção está enraizada na sociedade e não se restringe a uma classe ou instituição específica. Geufuso defende a desvinculação das instituições públicas das privadas, mencionando a importância de mudanças no financiamento de campanhas e no sistema eleitoral brasileiro para um combate eficaz à corrupção.
A campanha busca reunir um milhão e meio de assinaturas para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, visando aprimorar o combate à corrupção e à impunidade. A ação continua em andamento, sem data prevista para término. A participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa.



