Nosso repórter Marcius Ariel acompanhou a movimentação nos postos de saúde de Ribeirão Preto
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou em todo o país. Em Ribeirão Preto, a vacinação teve início em 2 de maio de 2018, com prioridade para idosos e profissionais da saúde.
Grupos Prioritários e Cronograma
O cronograma de vacinação prevê a imunização de diferentes grupos prioritários em etapas. Na primeira semana, foram priorizados idosos e profissionais da saúde. A partir de 2 de maio, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias) também foram incluídas. A partir de 9 de maio, a vacinação foi estendida para pessoas com doenças crônicas, comorbidades e professores da rede pública e privada.
Vacina e Tipos de Vírus
A vacina utilizada é uma trivalente, composta por três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e um vírus tipo B. A coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal da Saúde descartou a presença do vírus H2N3 no Brasil, afirmando que o H3N2, presente na vacina, é o vírus que circula no país. A eficácia da vacina é superior a 90%, e é importante relatar qualquer contraindicação, principalmente alergia a ovo, por conta da proteína presente em sua composição. A recomendação é que as pessoas se vacinem todos os anos.
Leia também
Mobilização e Cobertura
Ribeirão Preto disponibilizou 38 salas de vacinação de segunda a sexta-feira, com horários diferenciados de acordo com a unidade. Em 12 de maio, um sábado, ocorreu o Dia D de mobilização, com dez unidades atendendo das 8h às 17h. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 90% de cada grupo de risco até o fim da campanha. A participação de idosos, como um casal de 80 anos entrevistado, que se vacina anualmente desde 2000, demonstra a importância da imunização na prevenção da gripe.


