Hemocentros de Ribeirão Preto e Franca funcionam em horário especial neste feriado prolongado
A falta de sangue em hemocentros é um problema comum em épocas de férias e temperaturas mais altas, como ocorre em junho e julho. Em Ribeirão Preto e Franca, por exemplo, os estoques estão abaixo do normal, situação que preocupa as autoridades de saúde.
Estoques críticos e campanhas intensificadas
Em Franca, o estoque de sangue está em nível crítico. De acordo com Inigimênis, do hemocentro da cidade, as campanhas de doação estão sendo intensificadas para compensar a queda no número de doações durante as férias e garantir a segurança do estoque. A meta é manter o nível de segurança para não comprometer cirurgias ou o atendimento em hospitais. O hemocentro de Franca atende a cidade e mais 20 municípios da região, necessitando de 1.500 bolsas de sangue por mês.
Plantão especial de fim de semana e como doar
Para tentar aumentar os estoques, um plantão especial será realizado no próximo domingo (18), das 8h ao meio-dia, no hemocentro de Franca. Em Ribeirão Preto, os doadores podem procurar a unidade de coleta na Quintina Bocaiúva (próximo à emergência do HC) ou o hemocentro no campus do Hospital das Clínicas. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado, e levar um documento com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-5000 (Franca).
Leia também
A solidariedade da população é fundamental para garantir o abastecimento de sangue nos hemocentros e assegurar a assistência médica em toda a região. Doar sangue é um ato de amor ao próximo que pode salvar vidas.



