FPF estuda dar vaga aos oito melhores colocados na classificação geral e não dentro das chaves; regulamento está em debate
Mudanças no Paulistão 2024
O Botafogo está atento às mudanças no regulamento do Campeonato Paulista para 2024. Em reunião pré-arbitral na última quinta-feira, clubes, técnicos e dirigentes discutiram propostas de alteração no formato da competição. Uma das principais mudanças em pauta é o adiamento do início do campeonato de 15 para 22 de janeiro, atendendo a um pedido dos clubes.
Ajustes na Classificação
A formação de grupos deve ser mantida, mas a classificação para as quartas de final passará por ajustes. Duas propostas foram apresentadas: classificar os oito melhores times na classificação geral, independente do grupo; ou classificar os quatro melhores de cada grupo e os quatro melhores na classificação geral. Essas mudanças visam corrigir injustiças de edições anteriores, onde times com pontuação alta não conseguiram se classificar por ficarem em posições inferiores dentro de seus grupos. O Botafogo, por exemplo, sofreu com essa situação em 2023.
Melhorias e Valorização
Além das mudanças no regulamento, houve discussões sobre a premiação para o segundo colocado e a possibilidade de valorizar a final com um grande show, semelhante ao Super Bowl ou finais da NBA, com a apresentação de um artista nacional. Essas propostas foram apresentadas à Federação Paulista de Futebol, que anunciará as mudanças definitivas no Conselho Técnico do dia 1º de novembro. O Botafogo, enquanto isso, segue em negociações para reforçar o elenco para a próxima temporada, aguardando o fim das séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Leia também
Em resumo, o Paulistão 2024 promete mudanças significativas em seu formato, visando maior justiça e atratividade. As alterações no sistema de classificação e a busca por valorizar a final demonstram a preocupação dos clubes em aprimorar a competição.


