Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Luiz Claudio Alba
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário para o futebol brasileiro em 2014, ano da Copa do Mundo, trazendo algumas alterações que impactarão os campeonatos estaduais e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Estaduais Encurtados e Antecipados
Os campeonatos estaduais, como o Paulistão, terão uma duração ainda menor em 2014. A CBF reservou apenas 21 datas para esses torneios, duas a menos em comparação com o ano anterior. Além disso, o início das competições será antecipado. O Paulistão, que em 2013 começou em 19 de janeiro, terá sua primeira rodada já no dia 11 de janeiro na próxima temporada.
Mudanças no Paulistão
Em outubro, a Federação Paulista de Futebol realizará o Conselho Técnico do torneio, onde deverá confirmar mudanças na fórmula de disputa. Uma das alterações mais significativas é a possível abolição das quartas de final. Com isso, apenas os quatro primeiros colocados da primeira fase se classificarão para as semifinais, diferente do formato anterior, que classificava os oito melhores.
Leia também
Série D em Novo Formato
Uma mudança no calendário que agradou aos dirigentes de Comercial e Botafogo é a unificação da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2014, o campeonato será disputado em 18 datas, de 27 de julho a 16 de novembro, sem a divisão em duas partes que ocorreu em anos anteriores. O número de datas disponíveis permanece o mesmo da edição anterior.
A classificação dos clubes paulistas para a Série D continuará sendo definida pela classificação no Paulistão. Serão duas vagas em disputa, envolvendo equipes como Botafogo, Comercial, Penapolense, Linense, 15 de Piracicaba, São Bernardo, Paulista, Ituano, Atlético Sorocaba, Rio Claro e Grêmio Osasco Audax.
As mudanças visam adaptar o calendário ao Mundial e otimizar a organização das competições nacionais.



