CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campeonatos estaduais podem começar na primeira semana de janeiro por conta de Mundial de Clubes

CBF pretende antecipar as competições para que o torneio internacional tenha menor impacto no calendário
Campeonatos estaduais podem começar na primeira
CBF pretende antecipar as competições para que o torneio internacional tenha menor impacto no calendário

CBF pretende antecipar as competições para que o torneio internacional tenha menor impacto no calendário

O Botafogo se prepara para o jogo contra o Ceará, Campeonatos estaduais podem começar na primeira, marcado para terça-feira à noite, no Estado de Santa Cruz. A partida pode garantir a permanência matemática do time na Série B do Campeonato Brasileiro, dependendo de uma combinação de resultados na próxima rodada: a Ponte Preta precisa perder para o Vila Nova e o Botafogo vencer o Ceará.

O técnico do Botafogo poderá contar com o retorno dos atacantes Emerson Negueba e Douglas Bajo, Campeonatos estaduais podem começar na primeira, que cumpriram suspensão na última partida. Já o zagueiro Rafael está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. O clube busca melhorar seu desempenho como mandante, onde tem a segunda pior campanha da Série B, com 23 pontos em 17 jogos, o que representa um aproveitamento de 45,1%.

O Botafogo tenta aproveitar os próximos dois jogos em casa para garantir a permanência na Série B. A Chape é o pior mandante da competição, com 22 pontos em 18 jogos e aproveitamento de 40,7%.

Alterações no calendário do futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou uma proposta de calendário para 2025, que prevê mudanças significativas nas competições nacionais devido ao Super Mundial de Clubes da FIFA, marcado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho. O torneio contará com quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o vencedor da Copa Libertadores da temporada, que pode ser Botafogo ou Atlético Mineiro.

Para acomodar o Super Mundial, a CBF propõe antecipar o início dos estaduais, como o Paulistão, para o primeiro final de semana de janeiro, contra o início tradicional em meados de janeiro. O Campeonato Brasileiro das Séries A e B também seria antecipado, começando em março e fazendo uma pausa durante o Mundial.

Impactos para os clubes e atletas: Essa reorganização prevê que os jogadores dividam suas férias entre dezembro e o período do Super Mundial, no meio do ano. A proposta ainda depende da aprovação das federações estaduais. O presidente do Conselho de Administração do Botafogo S.A., Adalberto Batista, afirmou que o clube ainda aguarda definições e prefere não emitir uma posição oficial neste momento.

Discussão sobre a sobrecarga do calendário: Especialistas e jornalistas destacam que o calendário brasileiro está cada vez mais apertado, com muitos jogos que podem prejudicar a qualidade técnica e física dos atletas. Eles apontam que as decisões sobre o calendário são influenciadas principalmente por interesses políticos das federações e da CBF, e que o critério esportivo fica em segundo plano.

Além disso, o movimento para a formação de uma liga no Brasil é considerado incipiente, focado na comercialização dos direitos de transmissão, sem debater a organização dos campeonatos, que continuam sob responsabilidade da CBF. O Super Mundial da FIFA é visto como uma resposta política à tentativa de criação de uma Super Champions League europeia, embora haja incertezas sobre a participação dos clubes europeus.

Panorama

O novo calendário, mesmo com as férias divididas, indica uma tendência de aumento da sobrecarga de jogos para os clubes brasileiros. Essa situação deve se intensificar com a realização de grandes competições internacionais, como as Copas do Mundo masculina e feminina e a Copa América, exigindo adaptações contínuas na organização do futebol nacional.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.