Segundo o Conselho Federal de Medicina, Dumont, Guaíra e Vista Alegre do Alto tiveram altos índices da doença em 2015
Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com o Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, cidades como Aira e Vista Alegre do Alto integram a lista de 516 municípios brasileiros com alta incidência de casos de câncer.
Câncer: um crescimento alarmante
Um estudo comparativo entre 1998 e 2015 revelou um crescimento três vezes maior no número de casos de câncer em relação às doenças cardiovasculares. A projeção é que, nos próximos 10 anos, o câncer se torne a principal causa de mortes no Brasil. Fatores como o envelhecimento populacional, sedentarismo, tabagismo, exposição excessiva ao sol e a falta de diagnósticos precoces e acesso ao tratamento contribuem para esse cenário preocupante.
Impacto na vida das famílias
O auxiliar administrativo Eduardo Carneiro perdeu o pai para o câncer há dois anos. Sua família lutou contra a doença, mas não conseguiu vencer. A experiência o levou a refletir sobre a importância da prevenção: “A gente nunca espera que aconteça com a nossa família, mas quando acontece, você sente na pele que é uma coisa que está aí e pode acontecer com qualquer um. Quando acontece com a gente que a gente percebe, não deveria ser assim, todo mundo deveria se prevenir.” Em 2015, foram registradas 9.800 mortes em decorrência do câncer nas 516 cidades analisadas, com maior concentração nas regiões Sul (275 cidades) e Sudeste (140 cidades), áreas com altos índices de desenvolvimento humano.
Ações de prevenção e tratamento
Embora as doenças cardiovasculares ainda apresentem números absolutos superiores (quase 350 mil casos em 2015, com aumento de 36%), o crescimento de 90% nos casos de câncer (209.700 casos) acende um alerta. O CFM apresentou esses dados em Brasília, reforçando a necessidade de ações para melhorar o tratamento e a prevenção. O secretário do CFM, Hermann Tiesenhausen, destaca a importância de ações de combate ao câncer. A presidente do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Merula Stagal, de São Paulo, chama a atenção para dados alarmantes em algumas cidades: em 53 municípios, incluindo Vista Alegre do Alto, 25% das mortes foram atribuídas ao câncer; em Guaira e Mon, as neoplasias representaram 21% dos óbitos. A prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais para mudar essa realidade.



