Saiba mais sobre a doença ouvindo a entrevista com o médico oncologista Diocésio Andrade
Amanhã, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer, data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer, com apoio da Organização Mundial da Saúde. A data visa conscientizar e educar a população global sobre a doença, além de mobilizar governos e indivíduos para o controle do câncer.
Avanços no Tratamento do Câncer
Dados indicam que 57% dos novos casos e 47% das mortes por câncer ocorrem em pessoas com 69 anos ou menos. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima 704 mil novos casos em 2023, com destaque para tumores de mama, próstata, intestino e pulmão. O oncologista Dr. Diossésio Andrade destaca a revolução na oncologia, com o desenvolvimento da imunoterapia, que estimula o sistema imunológico a combater o câncer, e novos tipos de quimioterapia com menos efeitos colaterais, como os anticorpos-drogas conjugados.
Prevenção e Diagnóstico Precoce
A prevenção do câncer envolve ações primárias (como a vacinação contra HPV) e secundárias (exames como mamografia, colonoscopia e papanicolau). Embora alguns cânceres tenham componente genético (como mutações BRCA1 e BRCA2 em até 10% dos casos de câncer de mama), a maioria resulta de mutações esporádicas. O histórico familiar de câncer não indica necessariamente predisposição genética a todos os tipos de tumor. A avaliação genética por um especialista é recomendada em casos de histórico familiar significativo.
Leia também
Tipos de Câncer Mais Comuns e Tratamentos
Os cânceres mais comuns em homens são de próstata, intestino e pulmão; nas mulheres, mama, intestino e colo de úter. O diagnóstico precoce é crucial para aumentar as chances de cura. O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do tipo e estágio do câncer. A quimioterapia atua de forma sistêmica, enquanto a radioterapia é mais localizada. Terapias inovadoras, como a imunoterapia com células CAR-T, mostram-se promissoras, embora ainda em desenvolvimento para alguns tipos de tumor.
A conscientização sobre o câncer, aliada aos avanços no tratamento e prevenção, oferece esperança e melhores perspectivas para pacientes diagnosticados com a doença. O acesso a informações e profissionais especializados é fundamental para o enfrentamento eficaz do câncer.



