Ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Ocupação de leitos de UTI em Ribeirão Preto
A taxa de ocupação de leitos de UTI em Ribeirão Preto voltou a atingir níveis preocupantes, com cerca de 130 pacientes internados em 145 leitos disponíveis. Isso representa uma redução na oferta de leitos, de mais de 160 ontem para 145 atualmente, deixando apenas 15 leitos livres. A situação é agravada pela falta de controle sobre a destinação de leitos em hospitais privados, dificultando o planejamento da saúde pública. A região de Ribeirão Preto, composta por 26 cidades, apresenta uma ocupação média de UTI de 78,7%, ligeiramente superior à do dia anterior, indicando uma piora no cenário.
Implicações e Possíveis Soluções
O aumento da ocupação de leitos de UTI na região de Ribeirão Preto aumenta a possibilidade de uma reclassificação extraordinária do Plano São Paulo, podendo rebaixar a região para a fase vermelha. A redução no número de leitos disponíveis pode estar relacionada à destinação de alguns leitos para o tratamento de outras doenças além da Covid-19, ou à suspensão de cirurgias eletivas, medida tomada pelo governo do estado. A prefeitura de Ribeirão Preto ainda não se pronunciou oficialmente sobre as causas da redução de leitos de UTI.
Cenário Político e Repercussões
Em outro assunto, a entrevista do candidato à presidência da Câmara Federal, Baleia Rossi, repercutiu bastante. Rossi, deputado federal por Ribeirão Preto, evitou comentar sobre um possível processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, mas criticou a gestão da pandemia pelo governo federal, apontando erros graves e desinformação à população. Ele sugeriu a abertura de uma CPI para investigar possíveis crimes cometidos por Eduardo Pazuello e pelo próprio presidente durante a pandemia.
Leia também
- Baleia Rossi será relator da PEC que institui limite para pagamento de precatórios aos municípios
- Sessão Câmara Municipal Ribeirão Preto: Câmara aprova abertura de crédito suplementar de mais de R$ 4 milhões para a Secretaria da Saúde
- Câmara de Ribeirão Preto faz 'moção de repúdio' contra o governo italiano
A situação em Ribeirão Preto demonstra a complexidade da crise sanitária, com desafios tanto na área da saúde quanto na política. A falta de transparência sobre a redução de leitos de UTI e as repercussões políticas da entrevista de Baleia Rossi exigem atenção e acompanhamento.