Aparelhagem de som fixa e impulsionamentos na internet também devem ser finalizados nesta quinta-feira
Faltam três dias para o segundo turno das eleições municipais, Candidatos ao segundo turno tem até hoje (24) para fazer comícios de campanha, e as atividades de campanha estão se aproximando do fim. A Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto e Franca divulgou o calendário oficial para os últimos dias de propaganda eleitoral.
Prazo para comícios e uso de som fixo
Termina hoje o prazo para os candidatos a prefeito em Ribeirão Preto e Franca realizarem comícios eleitorais. O limite é até a meia-noite, com exceção dos comícios de encerramento de campanha, que têm uma prorrogação de duas horas para sua realização. Além disso, também se encerra hoje o uso de qualquer tipo de aparelhagem de som fixa durante as atividades de campanha.
Propaganda eleitoral na internet: O prazo para a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet também termina hoje. Mesmo que a contratação da divulgação digital tenha ocorrido antes do término do prazo, os provedores de serviço têm a obrigação de suspender a veiculação dessas propagandas a partir do encerramento do prazo.
Encerramento da campanha no rádio e na TV: Amanhã, sexta-feira, será o último dia permitido para a veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. No sábado, a campanha eleitoral terminará definitivamente, com autorização para a realização de atividades como panfletagens, caminhadas, carreatas e passeatas com carro de som. No entanto, o uso de alto-falantes e amplificadores portáteis só será permitido até as 22 horas do sábado.
Denúncias e responsabilidade do eleitor: Os eleitores que identificarem irregularidades na propaganda eleitoral podem registrar denúncias por meio do aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Nos últimos dias de campanha, a responsabilidade recai sobre o eleitor para analisar as candidaturas a prefeito e fazer uma escolha consciente no segundo turno.
Entenda melhor
O calendário eleitoral estabelece regras claras para o período de campanha, visando garantir a igualdade entre os candidatos e o respeito às normas eleitorais. O uso de som fixo, a propaganda na internet, rádio e TV, além das atividades presenciais, possuem prazos e limites específicos para evitar abusos e garantir a ordem pública durante o processo eleitoral.



