Pedido pode ser feito por estudantes que tiveram problemas de logística ou apresentaram sintomas de Covid-19
O segundo dia de provas do Enem 2023 registrou uma taxa de abstenção recorde, atingindo 55,3% dos inscritos, superando os 51,5% do primeiro dia. Mais da metade dos candidatos faltaram à prova, um cenário preocupante para os organizadores.
Reaplicação do Enem
Candidatos que perderam o segundo dia de provas podem solicitar a reaplicação até sexta-feira, por meio da página do participante na internet. Entretanto, apenas aqueles que enfrentaram problemas logísticos comprovados (como falta de energia ou erros na organização) ou apresentaram sintomas de doença infectocontagiosa (com atestado médico) têm direito à reaplicação. O Inep analisará cada pedido individualmente.
Abstenção Recorde e Desafios
Apesar da alta abstenção, o segundo dia de provas foi considerado tranquilo em termos de logística e medidas sanitárias. A gráfica que imprimiu as provas e os protocolos de combate à pandemia foram avaliados positivamente. O principal desafio permanece sendo a taxa de abstenção recorde, com mais alunos faltosos que presentes em várias regiões. Em São Paulo, a abstenção chegou a 58%. O presidente do Inep reconheceu o alto índice de faltas, mas defendeu a realização do exame, destacando que 2,5 milhões de pessoas conseguiram realizar a prova em meio à pandemia, considerando isso uma vitória.
Leia também
Enem Digital e Próximos Passos
O Inep também defendeu a aplicação do Enem em janeiro, argumentando que se trata de uma política social com retorno a longo prazo. Neste domingo, estreia o Enem digital, com quase 100 mil candidatos utilizando computadores para realizar as provas (exceto a redação). O resultado final está previsto para 29 de março.



