Raimundo Aparecido dos Santos, o Dicá, foi morto em uma troca de tiros com a Polícia em Goiás; mega-assalto foi em 2016
Um dos chefes da quadrilha responsável pelo maior assalto da história de Ribeirão Preto foi morto pela polícia em Goiás. Raimundo Aparecido dos Santos, conhecido como “Dica”, comandou o roubo de mais de R$ 51 milhões da empresa Prosegur há seis anos.
A Morte de Raimundo Aparecido dos Santos
Raimundo foi morto em uma blitz em Luziânia (GO), após atirar contra policiais militares. Apesar de ter recebido socorro, faleceu no hospital. O capitão Gilberto Cumber Jr., que participou de ações contra o crime organizado, afirmou que Dica era um dos maiores conhecedores de assaltos a bancos no país, sendo considerado o cabeça do assalto à Prosegur em Ribeirão Preto.
O Planejamento do Assalto
O assalto à Prosegur, ocorrido em 5 de julho de 2016, foi meticulosamente planejado. Dica era responsável pelas principais ordens, contratando criminosos, alugando armamento pesado, preparando carros blindados e estudando o potencial financeiro da cidade alvo. Mais de 40 ladrões participaram do assalto, mas apenas cinco foram condenados, com penas entre 116 e 180 anos de prisão. Da quantia roubada, apenas R$ 200 mil foram recuperados.
Leia também
A Importância da Prisão
Para o capitão Cumber, a prisão é a maior arma contra crimes dessa natureza. Ele destaca a preferência dos criminosos por locais com grande circulação de dinheiro, como tesourarias de bancos e unidades da Caixa Econômica Federal. Sua experiência de 23 anos na rua o leva a crer que criminosos violentos, uma vez presos, dificilmente voltam a cometer crimes semelhantes. O assalto resultou na morte de duas pessoas: um morador de rua e o cabo da Polícia Rodoviária Tarciso Wilker Gomes.



