CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Capitão da Polícia Rodoviária fala das principais multas aplicadas em operações de feriado

É importante o motorista ficar atento à legislação; penalidades por beber e dirigir lideram as estatísticas
multas de trânsito
É importante o motorista ficar atento à legislação; penalidades por beber e dirigir lideram as estatísticas

É importante o motorista ficar atento à legislação; penalidades por beber e dirigir lideram as estatísticas

As festas de fim de ano se aproximam e com elas, o aumento do fluxo de veículos nas rodovias. Para garantir a segurança de todos, a fiscalização de trânsito estará intensificada, com foco em diversas infrações. Motoristas devem estar atentos às regras e penalidades para evitar problemas.

Uso do Celular ao Dirigir

O uso do celular ao volante é uma das principais preocupações. A ONU destaca a gravidade dessa infração, com penalidades que variam de acordo com a ação do condutor: falar ao celular (infração média, 4 pontos); segurar o celular (infração gravíssima, 7 pontos); e manusear o celular (infração gravíssima, 7 pontos). A distração causada pelo celular compromete a capacidade de dirigir com segurança, colocando em risco a vida do motorista e de outros.

Velocidade e Ultrapassagens

As infrações relacionadas à velocidade também são alvo de fiscalização. Exceder o limite em até 20% resulta em infração média; entre 20% e 50%, infração grave; e acima de 50%, infração gravíssima, com multa dobrada e suspensão da carteira. Dirigir abaixo da metade da velocidade máxima permitida, sem justificativa (condições climáticas ou trânsito intenso), também é infração. Ultrapassagens em locais proibidos (linha contínua) são gravíssimas, com multa alta e 7 pontos na carteira, devido ao alto risco de acidentes frontais.

Outras Infrações e Cuidados

Outras infrações comuns e perigosas incluem: dirigir no acostamento (infração gravíssima); jogar lixo pela janela (infração média); não usar cinto de segurança (infração grave para adultos, gravíssima para crianças sem dispositivo de retenção); dirigir alcoolizado (infração gravíssima, multa alta e responsabilidade criminal); e licenciamento vencido (infração gravíssima). A utilização de grampos no cinto de segurança para deixá-lo frouxo é extremamente perigosa e configura infração grave.

Portanto, para um trânsito mais seguro e tranquilo, motoristas devem estar cientes das regras de trânsito e suas penalidades. Respeitar os limites de velocidade, evitar o uso do celular ao dirigir, utilizar o cinto de segurança corretamente e manter a documentação do veículo em dia são ações fundamentais para garantir a segurança de todos nas estradas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.