De acordo com Gustavo Henrique, Ribeirão conta até com reforços de São Paulo para conter focos de incêndio
Combate a incêndios em rodovias, matas e canaviais da região de Ribeirão Preto tem sido um desafio constante para o Corpo de Bombeiros. Recentemente, um grande incêndio na região de Luiz Antônio (antes erroneamente citado como Salles Oliveira) na Reserva Jataí, destruiu uma vasta área de mata, exigindo grande esforço da corporação.
Aumento do efetivo e logística de combate
Para lidar com a alta demanda de ocorrências, o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto conta com um plano de contingência que inclui reforço de efetivo. Atualmente, a cidade possui mais de 150 bombeiros, incluindo 20 bombeiros vindos da escola de bombeiros de São Paulo. Considerando toda a região nordeste do estado, são aproximadamente 700 bombeiros atuando diariamente.
Parcerias e prevenção
O combate a incêndios florestais conta com a colaboração de diversos órgãos, como prefeituras, usinas, brigadistas e até mesmo apoio do Governo Federal. O Corpo de Bombeiros trabalha em parceria com a Promotoria do Meio Ambiente para fortalecer as defesas civis municipais, capacitando as cidades para responder a pequenos incidentes de forma mais rápida e eficiente. No caso do incêndio em Jataí, houve uma mobilização conjunta de Corpo de Bombeiros, município, Fundação Florestal, Instituto Florestal, ICMBio e Governo Federal.
Leia também
Causas e conscientização
Segundo o Capitão Gustavo Henrique Rissato, mais de 90% dos incêndios são causados por ação humana, seja voluntária ou involuntária. O Corpo de Bombeiros trabalha em campanhas de conscientização nas redes sociais, mídia impressa e televisiva para alertar a população sobre os riscos e a importância de evitar práticas como queimadas e o descarte irregular de lixo. A persistência de incêndios em sequência indica a necessidade de mudanças de comportamento e o combate a práticas criminosas.



