Com a unidade do Ipiranga inativa, jovens usuários de drogas precisam ser atendidos no Centro
A Prefeitura de Ribeirão Preto informa que o tratamento para menores dependentes químicos não foi extinto, mas sim transferido para o Posto de Atendimento Médico (PAN) 2, localizado no centro da cidade. A unidade, situada na Rua Amador Bueno, 237, em frente ao Colégio Fábio Barreto, oferece uma estrutura mais segura e completa para atender às necessidades dos jovens e suas famílias.
Atendimento Abrangente no PAN 2
No PAN 2, menores e suas famílias têm acesso a diversas atividades, incluindo acompanhamento psicológico e atendimentos clínicos especializados. Natália Pegoraro, enfermeira e coordenadora do CAPS de Ribeirão Preto, explica que a mudança para o PAN 2 visa ampliar o escopo do atendimento.
“Os atendimentos do CAPS foram alterados para o PAN. Ele é atendimento de criança e adolescente, não só nas questões de alquidrogas, mas também envolve atendimentos de alquidrogas e atendimento psiquiátrico para a criança e adolescente”, detalha Natália.
Leia também
CAPS AD Continua Atendendo Adultos
Enquanto o PAN 2 concentra os atendimentos para menores, a Prefeitura mantém o CAPS AD em pleno funcionamento para adultos, localizado na Rua Pará, 1310, no bairro Ipiranga. O CAPS AD oferece acompanhamento clínico e reinserção social, garantindo acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Funcionamento e Acesso aos Serviços
De acordo com Natália Pegoraro, o CAPS AD atende cerca de 60 usuários e famílias diariamente, oferecendo um serviço ambulatorial especializado. “É aberto à população, a gente faz atendimento especializado em dependência de drogas com comorbidade psiquiátrica, em torno de 60 pacientes por dia, em regime ambulatorial, não é internação, é a porta aberta”, afirma. O acesso pode ser por livre demanda ou encaminhamento médico.
O CAPS AD, um serviço específico para o cuidado integral e contínuo de pessoas dependentes de álcool, crack e outras drogas, funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, e às sextas-feiras, das 8h às 17h. Para mais informações sobre o PAN 2, o telefone é 3635-7477.
A iniciativa busca otimizar os recursos e garantir um suporte mais adequado e especializado para cada faixa etária.



