Esporte foi aprovado pelo COI nesta quarta-feira, assim como Beisebol, Skate, Surfe e Escalada
Após anos de expectativa, o karate foi oficialmente confirmado como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020. A decisão foi tomada em um congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI), dois dias antes da abertura dos jogos do Rio de Janeiro, que aprovou por unanimidade a inclusão de cinco novos esportes: surf, baseball, softball, escalada, skate e karate.
A Celebração da Confirmação
A aprovação do karate foi recebida com grande entusiasmo pelo técnico da seleção brasileira, Ricardo Aguiar, de Ribeirão Preto. Ele destacou que a inclusão nos Jogos de Tóquio, considerado o berço do esporte, servirá como uma motivação extra para os atletas brasileiros.
Impacto no Karate Brasileiro
Aguiar ressaltou o impacto positivo da decisão: “O karate brasileiro ganha muito com isso, o esporte brasileiro ganha muito com isso, então vem no momento muito propício e motiva ainda mais.” Ele também mencionou a continuidade do trabalho que já vinha sendo desenvolvido, atrásra impulsionado pelo projeto olímpico. Esta foi a primeira tentativa bem-sucedida do karate, esporte com mais de 100 milhões de adeptos mundialmente, de entrar em uma Olimpíada. Anteriormente, a modalidade havia recebido duas negativas, em 2005 e 2009.
Leia também
Representação em Tóquio 2020
Embora o karate possua diversas vertentes, apenas três categorias foram aprovadas para os Jogos de Tóquio, conforme explicou Ricardo Aguiar. O Brasil, atualmente em sexto lugar no ranking mundial, vive um momento promissor no esporte e obteve um bom desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, conquistando cinco medalhas. Aguiar assegura que a seleção brasileira chegará forte em Tóquio 2020, representando o país da melhor forma possível. “Nós temos uma equipe hoje atuante com alguns atletas em excelentes condições, atrásra e em grandes condições também para daqui 4 anos em Tóquio. Agora mais fixo ainda que o trabalho realmente está sendo feito, está sendo feito de uma forma extremamente profissional para chegar em Tóquio com a nossa melhor equipe já montada em toda a história do karate brasileiro.”
De acordo com o Comitê Tóquio 2020, a inclusão dos novos esportes deverá adicionar mais de 400 atletas em 18 disputas por medalhas nos jogos. Nos Jogos do Rio de Janeiro, duas novas modalidades foram aprovadas: golfe e rugby sevens.
A inclusão do karate promete elevar o nível da competição e inspirar uma nova geração de atletas.


