Dom Sérgio Rocha nasceu em Dobrada no dia 21 de outubro de 1959 e aparece como um dos nomes brasileiros que pode ser escolhido
Coração Brasileiro na Sucessão Papal
A cidade de Dobrada, interior de São Paulo, vibra com a possibilidade de ter um de seus filhos ocupando a cadeira de São Pedro. Dom Sérgio da Rocha, cardeal brasileiro com direito a voto no conclave, nasceu na cidade e é considerado um nome forte na sucessão papal. A Igreja Matriz de Dobrada, onde foi batizado, se enche de orgulho com a trajetória do cardeal, que também foi ordenado padre em Matão, em 1984.
Uma Trajetória Ilustre
A vida de Dom Sérgio é marcada por estudos bíblicos desde a infância, além de passagens importantes por arquidioceses de Fortaleza e Teresina. Em 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília pelo Papa Bento XVI e, cinco anos depois, elevado a cardeal pelo Papa Francisco. Em 2020, tornou-se Arcebispo da Cidade de Salvador e Primaz do Brasil, título conferido ao líder da arquidiocese mais antiga do país. Mestre em Teologia Moral, também atuou em atividades acadêmicas e presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.
O Conclave e a Esperança de um Papa Brasileiro
O novo Papa será escolhido em conclave, uma votação secreta na Capela Sistina com a participação de cardeais do mundo todo. Além de Dom Sérgio, outros seis brasileiros participarão da escolha. O vencedor necessita de pelo menos dois terços dos votos (90 votos). Em Dobrada, a população acompanha com expectativa o resultado, que deve sair no mês que vem. Antes de partir para o Vaticano, Dom Sérgio destacou a importância do conclave para a Igreja. Embora seja um dos sete cardeais brasileiros, e entre os mais cotados, a eleição papal é um processo complexo e repleto de incertezas.
Leia também
A participação de Dom Sérgio da Rocha no conclave representa um momento histórico para Dobrada e para o Brasil. A expectativa é grande, e a cidade se une em oração e esperança.



