CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cardeal-do-nordeste: conheça a ave que tem a voz mais bonita do Brasil

Espécie está presente fortemente na caatinga e chama atenção pelas penas vermelhas em sua cabeça; ouça o podcast!
ave cardeal-do-nordeste
Espécie está presente fortemente na caatinga e chama atenção pelas penas vermelhas em sua cabeça; ouça o podcast!

Espécie está presente fortemente na caatinga e chama atenção pelas penas vermelhas em sua cabeça; ouça o podcast!

O programa Sons da Terra da CBN dedicou um episódio ao Cardeal do Nordeste, uma ave pequena e colorida, pouco maior que um canário, com cabeça vermelha, peito branco e asas cinzas. Seu nome científico, Paroaria dominicana, é uma homenagem aos monges dominicanos, por conta da semelhança de suas cores com a batina dos padres.

Distribuição geográfica e tráfico de animais

Embora seja uma ave típica da Caatinga nordestina, o Cardeal do Nordeste tem expandido sua área de distribuição para o Sudeste, possivelmente devido às mudanças na paisagem causadas pela ação humana e ao tráfico de animais silvestres. A presença de um exemplar anilhado em um comedouro, por exemplo, sugere que alguns indivíduos são provenientes de cativeiro.

Confusão com espécies semelhantes

O Cardeal do Nordeste é frequentemente confundido com outras aves, como a Cavalaria e o Cardeal, que possuem características similares, mas também algumas diferenças importantes na coloração e no formato das penas. A Cavalaria prefere vegetação arbustiva próxima a rios, enquanto o Cardeal se distribui por diversas regiões do Brasil, inclusive na borda da mata. Existem sete espécies de cardeais no Brasil, sendo quatro delas encontradas na Amazônia.

O Cardeal na cultura nordestina

O Cardeal do Nordeste, também conhecido como Galo de Campina, ocupa um lugar especial na cultura nordestina. Luiz Gonzaga, em suas canções, faz referência à beleza da ave e à crença popular de que seu canto anuncia a chegada das chuvas. Essa associação se baseia no fato de que a época reprodutiva do pássaro coincide com o período que antecede as chuvas, quando os pássaros cantam mais para marcar território. O canto do Cardeal, nesse contexto, pode ser considerado um bom “algur” ornitológico, termo que remete à prática antiga de se interpretar o comportamento das aves para prever eventos futuros.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.