CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Cardiologista alerta sobre os riscos à saúde do coração em pacientes pós-Covid

Confira o comentário de Fernando Nobre na coluna 'CBN Saúde'
saúde do coração pós-covid
Confira o comentário de Fernando Nobre na coluna 'CBN Saúde'

Confira o comentário de Fernando Nobre na coluna ‘CBN Saúde’

Miocardite e Pericardite: Inflamações do Coração

O coração possui duas partes principais: o miocárdio (músculo cardíaco) e o pericárdio (membrana que o envolve). A inflamação dessas estruturas resulta em miocardite e pericardite, respectivamente. A gravidade dessas condições varia dependendo da intensidade do comprometimento dessas partes do coração.

Vacinação contra Covid-19 e Riscos Cardíacos

Recentemente, miocardite e pericardite têm sido consideradas possíveis complicações da vacinação contra a Covid-19, principalmente em jovens e adolescentes. É importante lembrar que a própria Covid-19 é um processo inflamatório que pode afetar o miocárdio e o pericárdio. Um estudo na revista da Associação Médica Americana avaliou mais de 1500 jovens e encontrou uma incidência de 2,3% de miocardite em decorrência da Covid-19. Dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos indicam que a ocorrência de miocardite após a vacinação é muito menor, cerca de 16 casos para cada 1 milhão de vacinados (0,0016%). Esses eventos adversos parecem ser mais comuns em homens jovens do que em mulheres e idosos, principalmente com as vacinas de RNA mensageiro da Pfizer e Moderna.

Análise de Dados e Recomendações

Após a administração de mais de 12 milhões de doses das vacinas de RNA mensageiro em indivíduos entre 16 e 24 anos nos EUA, foram relatados apenas 275 casos de miocardite e pericardite. A grande maioria (81%) dos casos apresentou recuperação espontânea e rápida. Um estudo brasileiro mostrou uma incidência de pericardite de 13% durante a infecção por Covid-19, significativamente maior do que a taxa observada após a vacinação. Nos EUA, a vacinação continua recomendada para indivíduos a partir de 12 anos, pois os riscos da infecção por Covid-19 superam os riscos associados à vacinação. Os casos de miocardite e pericardite pós-vacinação são raros, geralmente respondem bem ao tratamento e não há relatos de mortes.

Portanto, as evidências disponíveis sugerem que miocardite e pericardite não devem ser motivos para desqualificar a vacinação contra a Covid-19, especialmente em jovens. Os benefícios da vacinação superam em muito os riscos associados a essas reações adversas raras.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.