Confira a análise do médico Fernando Nobre na coluna ‘CBN Saúde’
Neste mês de abril, considerado o mês verde para o estímulo à prática de atividades físicas e o combate ao sedentarismo, a importância da atividade física para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde é ainda mais relevante. Com o Dia Mundial da Atividade Física em 6 de abril, sob o lema “Mover para viver”, a conscientização sobre os benefícios da prática regular de exercícios se torna crucial.
Benefícios da Atividade Física
A atividade física regular contribui significativamente para a redução de doenças cardiovasculares, controle do peso corporal, prevenção da hipertensão e diabetes, e até mesmo de alguns tipos de câncer. A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida e o bem-estar geral, impactando positivamente a saúde física e mental.
Dados Preocupantes e Iniciativas
Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam um cenário preocupante: 14% dos homens e 15% das mulheres brasileiros não praticam atividades físicas no tempo livre por pelo menos 150 minutos por semana. Ainda, 67% dos homens e 67% das mulheres passam 3 horas ou mais por dia assistindo televisão ou usando eletrônicos. Para combater esse sedentarismo, diversas atividades estão programadas para o mês de abril, como uma caminhada virtual, concurso de cartazes e um fórum online sobre atividade física e saúde.
Leia também
A Importância do Movimento
A importância do movimento para a saúde já era destacada por grandes pensadores como Platão e Hipócrates. A falta de atividade física leva à deterioração do corpo, enquanto o exercício físico metódico o preserva e fortalece. Assim, a mensagem central permanece: “Mover para viver”.