Confira o comentário do médico Fernando Nobre na coluna ‘CBN Saúde’
Neste Dia Internacional da Mulher, o cardiologista Dr. Fernando Nobre presta sua homenagem, destacando os avanços e desafios que as mulheres enfrentam. A luta pela igualdade de direitos, iniciada no século XVIII, ganhou força ao longo dos anos, mas ainda há muito a ser conquistado.
Avanços na Saúde da Mulher
Dados recentes mostram que as mulheres são menos fumantes que os homens e consomem uma alimentação mais saudável (36% vs 28%). Embora apresentem uma porcentagem discretamente maior de obesidade, as taxas de hipertensão, diabetes e alterações do colesterol são praticamente iguais entre os gêneros. Isso se deve, em parte, à crescente participação feminina no mercado de trabalho, muitas vezes em condições semelhantes às dos homens, mas com remuneração desigual.
Prevenção e Cuidados
Os resultados de pesquisas mostram que aproximadamente 70% das mulheres fizeram mamografias nos últimos dois anos e quase 80% realizaram exames para detecção de câncer de colo de útero. Apesar desses números positivos, é importante manter a vigilância e garantir o acesso contínuo a esses exames preventivos.
Leia também
Igualdade e Respeito
Apesar dos avanços na saúde e na participação social, a desigualdade de gênero persiste. A jornada dupla, a diferença salarial e a falta de tempo livre para atividades físicas são alguns dos desafios que as mulheres enfrentam. A mensagem do profeta Maomé, lembrada pelo Dr. Nobre, resume a busca por igualdade, respeito e amor: a mulher foi feita do lado do homem, para ser igual, protegida e amada.